A tendência habitacional do mercado imobiliário.

Quando se abre discussão sobre a habitação contemporânea, a questão da adequação ressoa no âmbito da arquitetura e design, intrigando aos que se dedicam no desenvolvimento de moradias de qualidade.

Mas enfim, o que é habitação? Habitação, de acordo com a lei internacional e nacional, significa ter uma casa, um local seguro, do qual não corremos o risco de ser expulsos e com acesso a serviços de saúde e educação apropriados, bem como a um emprego digno. É a base da estabilidade e segurança de uma pessoa ou família. O centro da sua vida social, emocional.

E ao longo dos séculos podemos notar diferentes espécies e estilos de habitações, sempre influenciados pela cultura da época. Cada povo com seu design e arquitetura próprios, que deixam marcas até hoje.

Com a chegada do século 20, o desenvolvimento da construção civil, do aço e do concreto armado e com a fabricação de elevadores seguros, foram fatores importantes para a construção de edifícios cada vez mais altos.

No Brasil, a habitação verticalizada foi pouco a pouco ocupando espaço. Dentre as décadas de 20 a 50, os esforços foram maiores para tentar tirar a imagem negativa e promíscua dos cortiços, que lotavam os bairros na virada do século 19.

            Durante as décadas de 1970 e 1980, o BNH (Banco Nacional da Habitação) foi criado. O objetivo aqui era combater o déficit habitacional que havia no Brasil nesse período e como consequência, começou a se consolidar tanto como uma concepção de moradia, como também de valor de troca na cabeça das pessoas.

Ao contrário do que ocorreu em outros países em que a habitação verticalizada surgia como solução técnica necessária para a questão da habitação social, em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde começou este processo no Brasil, o edifício de apartamentos tornou – se uma moradia das ascendentes classes médias, com o status do bom gosto, do luxo, da distinção e do moderno.

Nos anos 80 a maioria dos anúncios publicitários de ofertas de apartamentos para venda, o foco era no produto em si. Mas isso começou a mudar na década seguinte.

O “Lifestyle” começou a ser levado em conta, pois não bastavam esses residenciais fossem bem equipados, mas como o status social do cliente seria influenciado pelo imóvel. Se observarem bem os lançamentos da época, notará que existe um foco em divulgar que possuíam área verde, varandas, área infantil, academias e sistemas de segurança.

Com o facilitação do acesso ao crédito, depois do Programa Minha Casa Minha  Vida, houve um impulsionamento no mercado brasileiro, pela tamanha demanda por habitações, especialmente edifícios.

Hoje em dia, o edifício de apartamentos é a realidade de moradia de muitos indivíduos, porém, além do número cada vez maior em cidades de médio porte, percebe-se que essas pessoas, distribuídas em grupos domésticos dos mais variados, escolhem por esse modelo de moradia por motivos como: praticidade, segurança, localização próxima a centros de interesse e, principalmente a economia que você consegue obter.  Afinal, esses imóveis possuem condições de compra mais acessíveis.

Como podemos ver atualmente, principalmente pós pandemia, a grande parte dos clientes e investidores optam por um imóvel que apresente um conforto a mais, que sejam sustentáveis, que ofereçam uma experiência para se viver bem, localizado perto dos centros urbanos e que o edifício ofereça opções de lazer, como academias e áreas de lazer completas.

Goiânia como apontam as últimas pesquisas da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO), o estado de Goiás e principalmente Goiânia tiveram um “boom” de crescimento, o que impulsiona a economia local e atrai mais investidores para as terras goianas.

Por isso, podemos concluir que a tendência habitacional é a busca por imóveis de médio e alto padrão, essa procura atrai clientes interessados em uma boa oportunidade para moradia e também investidores, pois atende as buscas dos clientes interessados.

E como você está em situação habitacional? Já revisou e pensou em melhorar o conforto de casa?

A RW Imóveis veio para sanar todas essas dúvidas e empecilhos, buscando sempre lhe atender da melhor maneira! Entre agora em nosso site e confira todos os tipos de imóveis que temos e ache o que é a sua cara.

https://www.imoveisrw.com/

No Responses

Leave a Reply

Your email address will not be published.