APRENDA COMO FINANCIAR UM IMÓVEL

Quando alguém compra um imóvel novo ou usado, é possível financiar para que o pagamento fique mais fácil. O banco escolhido para o financiamento paga o valor para o vendedor do imóvel, e a partir daí, o comprador paga o financiamento para o banco. Após isso, o imóvel fica ligado à pessoa que fez a compra, e ela não pode negociá-lo enquanto não quitar a dívida. 

Vários bancos oferecem diferentes condições de pagamento. Depois de escolhido o banco, a primeira coisa a se fazer é ir até uma agência conversar com um gerente, e iniciar os procedimentos que irão permitir a liberação do dinheiro do financiamento. Por isso, vamos listar todas as etapas desse processo, para que você esteja bem informado quando for fazer a sua compra.

A primeira coisa a se fazer é apresentar os documentos do comprador ou compradores, originais e cópias de CPF e RG, comprovantes de estado civil e de renda. Essa comprovação de renda vai indicar a capacidade de pagamento das prestações. Pois elas não podem ser superiores a 30% do valor da renda familiar bruta. Também é feita uma consulta do nome dos compradores em várias instituições. Se tudo for conferido e não houver problema, a aprovação de crédito é liberada com um período de validade que varia a partir de cada banco. O dinheiro ainda não é liberado neste momento.

Após isso, o banco por meio de uma empresa, envia um engenheiro ou arquiteto para avaliar o imóvel e conferir se o valor oferecido na casa é compatível com o do mercado. Então, o banco elabora um documento para o vendedor e o comprador assinarem. O contrato deve ser registrado em cartório e levado até a agência bancária. Após isso, o crédito é liberado, o vendedor é pago e o comprador já começa a pagar as prestações mensais para quitar sua dívida com o banco.

Existem várias opções de financiamento, usando o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ou Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) e até mesmo financiar direto com a construtora. O valor do imóvel e do financiamento variam de tempos em tempos usando o FGTS e só podem participar pessoas com determinada renda familiar máxima. Com o SBPE não há limite de renda. Com a construtora existe maior flexibilidade de negociação. Porém existem maiores perigos para o comprador, inclusive perder o imóvel. Por isso, antes de comprar, certifique-se que a construtora não tem nenhuma irregularidade com a justiça. 

Por isso, se você procura um imóvel, sendo novo ou usado, e quer financiá-lo, entre em contato com a RW Imóveis, vamos achar um o imóvel perfeito para você e ajudá-lo a ter a melhor experiência de compra.

Categories:

No Responses

Leave a Reply

Your email address will not be published.