INVESTIR NA COMPRA E VENDA DE IMÓVEIS PODE TRAZER GRANDES RETORNOS

Aquela antiga frase “Quem compra terra nunca erra” ainda segue fazendo juz, mesmo com o momento que vivemos de pandemia, o mercado de imóveis segue em alta. São vários os fatores que influenciam para o aquecimento do mercado, confira.

Um dos principais fatores são as novas exigências de morar e viver bem que são decorrentes da pandemia, seguido pelos juros que mesmo com uma recente alta o cenário ainda é positivo para quem quer comprar ou vender um imóvel.

Os imóveis tem se valorizado cada vez mais e muitas pessoas com base nesse conhecimento tem feito grandes negócios e obtido lucros significativos. Segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), o número de financiamento de imóveis teve um crescimento de 76% nos últimos meses, gerando uma alta de 112,8% para o primeiro trimestre de 2021 comparado a 2020. Essas informações fazem parte de uma pesquisa realizada pela Brain Inteligência Estratégica e divulgada pela Ademi-GO.

Segundo informações da pesquisa, o setor de imóveis em Goiânia e Aparecida de Goiânia registrou um crescimento de 41% para imóveis novos, comparado a 2020. O presidente da Ademi, Fernando Coe Razuk, afirma que os juros reduzidos têm grande poder de influência para esse cenário. “Nunca foi tão fácil e vantajoso comprar imóvel financiado. E a tendência é que os juros continuem baixos nos próximos anos”, segundo Razuk.

O presidente da Ademi ainda apresenta mais algumas informações positivas para o mercado de imóveis, “Apesar do aumento no número de lançamentos, as vendas continuam superando os lançamentos: foram 7.722 unidades lançadas e 9.077 unidades vendidas”, compara Razuk. Essa quantidade de venda é a união dos novos lançamentos com os já lançados anteriormente.

Outro ponto em destaque da pesquisa, são as buscas por imóveis que tem como uma das principais especificações imóveis de 2 e 3 quartos. Esses detalhes se enquadram na maioria das exigências dos clientes.

Razuk também afirma que a valorização dos imóveis tem crescido significativamente. “Do final do mês de dezembro de 2020 para o final de março de 2021, o preço médio das propriedades em Goiânia teve uma alta 4,3%, saindo de R$ 5.586 para R$ 5.827. A tendência é que os imóveis se valorizem entre 15% e 20% neste ano”, afirma.

Existe uma parcela da população que compra imóveis na planta e vendem no lançamento ou até mesmo antes, isso trás um retorno financeiro lucrativo com uma maior segurança comparado a outros investimentos como a bolsa de valores.

Como a tendência de valorização dos imóveis hoje segue em alta, a segurança desse tipo de investimento é maior se levar em consideração as taxas de juros que se mantêm baixas e as novas exigências de morar bem. Isso cria oportunidades para os investidores em imóveis e em consequência mantém o mercado aquecido.

Outro ponto importante para esse cenário é o agronegócio de Goiás que tem recebido grandes investimentos. Com isso,  as cidades do interior têm uma parcela para o crescimento imobiliário no estado. “Temos, então, a figura do goiano, que é poupador, e o retorno do investidor ao mercado, pois ao contrário dos rendimentos financeiros, que estão em baixa, o imóvel ainda é considerado um investimento seguro e certo”, comenta o diretor de Pesquisas e Estatísticas da Ademi-GO, João Gabriel Tomé de Oliveira.

Esses avanços indicam que a valorização dos imóveis tende a crescer cada vez mais, não só na grande Goiânia como também em todo estado. Segundo Razuk, “o mercado vai se ajustando para equilibrar as contas e, portanto, os preços com certeza continuarão subindo nos próximos meses. Quem comprar agora ainda vai ganhar com a valorização imobiliária dos próximos meses”, afirma.

A previsão de crescimento para este ano é de 5% a 10% para os lançamentos e vendas de imóveis, essa previsão tem como base informações do vice-presidente da Comissão da Indústria Imobiliária da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Com isso, podemos concluir que mesmo com o momento que vivemos o cenário é positivo para quem busca comprar ou vender um imóvel em Goiás.

No Responses

Leave a Reply

Your email address will not be published.