TAXA DE JUROS SELIC SOBE PARA 4,25% AO ANO

Mercado acredita no crescimento da Selic ainda em 2020

Mesmo com a alta dos juros, ainda é um bom momento para adquirir um imóvel, pois segundo as previsões do Copom, os juros podem subir mais ainda e agir com um cenário positivo, se os juros baixarem, você pode fazer uma portabilidade para os juros menores.

No dia 16 de Junho o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central decidiu subir a taxa Selic de 3,50% para 4,25% ao ano. Esse foi considerado o maior patamar já registrado comparado a fevereiro de 2020.

A tomada de decisão tem como influência a pressão inflacionária. Outro setor que tem uma parcela com isso é o cenário hídrico e as tarifas de energia elétrica, contribuindo para manter os preços em alta.

O Copom ainda comenta sobre um novo possível aumento para as próximas reuniões, que tem previsão de acontecimento para até 45 dias contando a partir do dia 16 de Junho. Caso essa previsão se consolide os juros podem chegar a 5% ao ano. Se a alta nos preços persistir, os reajustes podem ser ainda maiores.

Em texto publicado pelo Copom, reitera-se que ‘’perseverar no processo de reformas e ajustes necessários na economia brasileira é essencial para permitir a recuperação sustentável da economia. O comitê ressalta, ainda, que questionamentos sobre a continuidade das reformas e alterações de caráter permanente no processo de ajuste das contas públicas podem elevar a taxa de juros estrutural da economia.” Texto comunicado pelo Copom.

Essa é a terceira reunião em que o BC (Banco Central) decide aumentar a taxa Selic, essa medida já era de se esperar, segundo os analistas. A taxa se manteve sem aumento por sete meses, de agosto de 2020 a março de 2021 em um patamar histórico de 2% ao ano.

Nesse período o Copom realizou quatro reuniões e em março deste ano resolveu aumentar a taxa Selic para 2,75%, em seguida o novo aumento veio em maio subindo a taxa de 2,75% para 3,50%. Entre essas reuniões, o Copom já alertava sobre uma nova possível alta da taxa.

Dessa forma, o aumento da taxa se manteve, respectivamente, 2% ao ano em Janeiro de 2021, 2,75% ao ano em 17 de Março,  3,50% ao ano em 5 de Maio e 4,25% ao ano em 16 de Junho.

Os juros são usados para tentar controlar a inflação e também para estimular a economia. De uma forma geral, quando a inflação está muito alta, o Banco Central se reúne e sobe os juros na tentativa de reduzir o consumo e incentivar a queda dos preços e quando a inflação está baixa o BC faz o contrário, derrubando os juros e estimulando o consumo.

A previsão é que em 2021 a inflação esteja em 3,75% com uma tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo, podendo variar entre 2,25% e 5,25%. Em 2020 a inflação chegou a 4,52%, sendo a maior desde 2016 (6,29%).

Lembrando que o preço das matérias primas podem subir até o final, isso estimula mais ainda a compra de imóveis hoje, com grandes chances de fazer um bom negócio.

Reginaldo Wantuil – Gestor de Patrimônios

No Responses

Leave a Reply

Your email address will not be published.