PANDEMIA ACELERA AS NOVAS EXIGÊNCIAS DE MORAR BEM E INFLUENCIAM AS PTREFERÊNCIAS DOS CONSUMIDORES

A Pandemia trouxe várias mudanças e exigências para nossas vidas, entre elas a de morar bem. Como passamos mais tempo em casa nesses momentos de quarentena, tivemos uma nova perspectiva do lar. Atividades que antes eram feitas fora de casa, como trabalhar e se exercitar, passaram a ser feitas dentro das residências ou em alguns casos em áreas comuns dos prédios e condomínios. 

A busca por imóveis com quartos mais espaçosos, local para home office, varandas e quintais com um espaço maior aumentou, o que trouxe uma nova tendência que impulsiona o mercado imobiliário.

Além das taxas de juros reduzidas – que foi um dos principais fatores que ajudaram na alta do mercado imobiliário entre 2020 e 2021, a busca por ambientes mais amplos e outras comodidades que atendam ao novo estilo de exigência dos consumidores, tem feito com que a nova previsão para empreendimentos cresça ainda mais dentro desse novo padrão.

Com isso, o consumidor se torna mais cauteloso na hora de escolher o imóvel ideal que atenda as necessidades do que ele realmente deseja. O que toma forma nas casas e apartamentos novos, são espaços que garantem a integração de todos os membros da família em um só lugar. Segundo especialistas, esses empreendimentos chegam a ser vendidos por completo até a data do lançamento.

Além disso, a relação das pessoas com os seus respectivos lares toma um outro significado com o novo coronavírus. Agora, existem outros requerimentos e cuidados que a vida cotidiana do mundo pandêmico exige, como lugares da casa bem arejados, home office em função da quarentena e principalmente espaços para realizar tarefas que antes eram feitas fora de casa. 

Esses espaços você se lembra bem: os bares e restaurantes que hoje são a sala de jantar e cozinha das casas, se ressaltam como um dos lugares de mais contato entre as pessoas em um imóvel. Por isso, cozinhas e salas bem amplas para toda a família, se tornaram destaque nas novas exigências. 

Os novos empreendimentos se tornam tendências para o mercado imobiliário, a maioria surgiu durante a pandemia, tendo grandes chances de se manterem como tendências também pós pandemia. 

Outro fator que se tornou uma forte tendência – visto a situação ambiental e o reforço das práticas de conscientização – são os empreendimentos sustentáveis com novas tecnologias e opções que contribuem para o meio ambiente.

Alguns projetos de casas e apartamentos incluem opções inteligentes como energia solar, captação  e reaproveitamento de água, além de tratamento de resíduos. 

Outro ponto a se destacar, são as áreas de lazer dos prédios e condomínios. No ‘novo normal’, as pessoas tiveram que adequar suas rotinas de diversão e exercícios para suas residências. Porém, espaços comuns como parque, piscina, salão de festas e academia que ainda integram todo o condomínio, precisam ser mais amplos pelas novas exigências dos moradores – o que vem pela necessidade de manter a distância necessária exigidas pelo novo coronavírus. 

Com essas novas alterações de exigências dos consumidores, podemos enxergar um futuro próspero para o mercado imobiliário.  Nesse sentido, o consumidor e o mercado imobiliário tem de começar a pensar, o que pode-se enxergar para o setor de imóveis pós-pandemia?

Seguindo essa evolução, as oportunidades são várias e positivas. Como dito acima, se percebe que o que antes não era prioridade, hoje se torna exigência. A previsão é que a busca por imóveis continue em alta, criando novas oportunidades tanto para quem quer morar bem como também para quem busca investir.

O setor de imóveis está em constante evolução e consegue acompanhar as demandas do mercado, por isso esse segmento segue em alta e com possibilidades de se expandir cada vez mais.

No Responses

Leave a Reply

Your email address will not be published.